Mudar nunca é uma tarefa simples. Seja em relação a hábitos, pensamentos ou atitudes, toda mudança exige disciplina e, sobretudo, paciência. Muitas vezes, os resultados imediatos podem ser frustrantes.
No caso da academia, é muito comum notar pessoas que, mesmo intensificando os treinos, acabam aumentando de peso. Caso você se encontre nessa situação, podemos dizer que há duas possibilidades.
Uma primeira possibilidade acontece no caso do ganho de massa magra, finalidade da hipertrofia. Mesmo em treinos intensos, o ideal é que você acabe por adquirir peso, justamente pelo trabalho realizado nos tecidos musculares. Neste caso, esse aumento deve ser visto como uma boa coisa, um resultado dos seus objetivos de treino.
Já a segunda possibilidade, não tão animadora, tem a ver com a dieta. Se você estiver realizando treinos aeróbicos e ainda assim os ponteiros da balança seguem subindo, é muito provável que você esteja consumindo mais calorias do que perde.
O que eu posso fazer?
Primeiramente, é preciso identificar em qual das situações acima você se inclui. Para isso, uma avaliação de composição corporal com um nutricionista pode ser uma boa escolha. Vale lembrar também que a estagnação de peso não significa necessariamente que você não esteja obtendo resultados. A massa corporal magra tende a se desenvolver com os exercícios, o que pode implicar em pouca perda de peso mesmo em caso de dieta alimentar. Isso não é apenas comum, como é também uma condição saudável e natural do seu organismo.
Alimentação
Infelizmente, não há segredos mágicos que possam te ajudar na perda de peso se ela não for acompanhada de uma boa dieta de emagrecimento. A conta é simples: consumir mais do que se gasta implica inevitavelmente no aumento de peso. Lembre-se sempre de consultar um nutricionista antes de iniciar sua nova rotina de alimentação, afinal, o auxílio de um profissional é fundamental para bons resultados.
Por fim, o metabolismo
Outra dica de ouro é provocar a aceleração do seu metabolismo. Um metabolismo mais rápido irá permitir ao seu corpo manter-se sempre ativo. Divida suas alimentações, procurando consumir alimentos em um intervalo de três a quatro horas. Novamente, um nutricionista também é necessário para não arriscar e extrair resultados ao máximo.