Mudar nosso estilo de vida pode ser uma tarefa árdua. Planejamento, empenho e disciplina são características necessárias para nutrir bons resultados. No entanto, não são incomuns os casos em que o exagero acaba por promover um desgaste desnecessário ao corpo.
O que muitas pessoas falham em compreender, sobretudo devido à cultura tradicional de muitas academias, é que treinar de maneira menos intensa pode, inclusive, promover resultados melhores e mais rápido.
isso acontece porque, durante a execução das atividades, o corpo responde melhor durante os exercícios físicos entre 40 a 60 minutos. A partir disso, entramos em fadiga e passamos por um processo chamado catabolismo, que consiste em consumir as próprias reservas corporais de energia.
Assim, treinar da maneira correta é fundamental para permitir o tempo de descanso necessário para que o corpo possa realizar as sínteses do músculo, recomposição de fibras, entre outras.
Por fim, é preciso lembrar que treinar menos também pode evitar frustrações como lesões e dores musculares, uma vez que, caso o organismo não encontre tempo de repouso, ele será incapaz de regenerar os recursos gastos durante as atividades.
Portanto, lembre-se sempre: para desenvolver o corpo, é preciso primeiramente desenvolver a mente. Um bom treino não ocorre a partir de intensidade, mas sim de uso eficiente do organismo.