Conquistar músculos definidos, embora possa parecer uma tarefa árdua, pode ser facilitada a partir de uma série de detalhes fundamentais ao treino de hipertrofia. Na dica de hoje, separamos algumas dessas dicas para que você obtenha este aumento de músculos de maneira saudável e satisfatória.
Primeiramente, o que é massa magra?
Ao subir numa balança, é comum associarmos o aumento de peso ao acúmulo de gordura. Embora isso se dê por inúmeras razões, é preciso entender que nem sempre estar mais pesado significa ser menos saudável. Nosso corpo é composto por massa magra, massa gorda e água. Juntos, os componentes possuem um peso que é evidenciado pela balança, embora cada um indique particularidades diferentes. A massa magra, também conhecida como massa muscular, representa o conjunto de músculos que nos compõe e é responsável por produzir movimentos, que podem até mesmo ser involuntários — como ocorre no funcionamento do coração e do intestino.
Ao aumentar a massa magra, temos um fenômeno que se chama hipertrofia, que decorre principalmente de estímulos de musculação. É necessário tomar um cuidado particular neste tipo de treino, devido ao risco de lesões e intensidade dos exercícios. Colocar a saúde como prioridade é fundamental para preservar seu corpo.
Alimentação adequada
Como toda progressão corporal, a alimentação é uma das principais chaves para bons resultados. Um erro comum para quem busca a hipertrofia é supervalorizar alimentos protéicos, negligenciando outros componentes necessários ao corpo. Por isso, embora a proteína deva ser a protagonista das refeições, é preciso saber equilibrar seu prato, com uma medida correta de carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais.
Modifique seu treino
Com cerca de um mês de exercícios, o corpo humano tende a se adaptar de maneira completa àquelas repetições, o que inibe o aumento dos índices de massa magra. É preciso alternar seu treino, de modo a trabalhar diferentes músculos em diferentes exercícios. Ah, e não se esqueça de consultar um personal trainer para novos treinos!
Hidrate-se
A hidratação é de extrema importância na hora de conquistar resultados. Ingerir água antes, durante e após o treino facilita o processo de síntese proteica, permitindo maior eficiência para expandir a massa magra.
Suplementação
Outra dica de ouro é saber investir corretamente na suplementação. O Whey Protein, por exemplo, fornece uma série de proteínas derivadas do soro do leite, fornecendo um valioso estímulo corporal. Lembre-se sempre de consultar um nutricionista antes de começar uma série de suplementação!
Saiba descansar
Seu corpo é, de certa forma, como um veículo. O uso intenso e em excesso pode levar a resultados drásticos, comprometendo toda sua estrutura. Saber descansar corretamente contribui tanto para a saúde mental quanto para a musculatura, que além de diminuir o risco de lesões, também pode se regenerar de maneira correta. Evite trabalhar a mesma região muscular por mais de uma sessão de treino. saber variar é essencial para conquistar a hipertrofia.