Embora seja uma atividade variável, estudos indicam que em média, mastigamos os alimentos por cerca de 15 vezes antes de ingeri-los. Mas você sabia que o ideal varia entre 30 a 40 vezes? Ainda, você já suspeitou que esta atividade pode ter um vínculo profundo com sua dieta? No artigo de hoje, exploramos um pouco mais sobre o processo de alimentação e como a mastigação pode influenciar no seu emagrecimento.
A importância da mastigação
A ação de mastigar não é importante somente para o consumo de alimentos, mas também para prevenir distúrbios musculares no maxilar e rosto em geral. Ainda, ela é responsável por promover o desenvolvimento dos ossos maxilares, auxiliando na manutenção dos arcos e do encaixe dentário. Mesmo sendo uma ação instintiva, a mastigação pode ser comprometida por inúmeros fatores, desde pressa a desatenção, o que pode acarretar em problemas nutritivos e até mesmo físicos.
Ajude seu organismo!
Como dissemos acima, a mastigação acaba sendo negligenciada, muitas vezes sem ao menos darmos conta. Nosso organismo tende a levar em torno de 20 minutos para demonstrar sinais de satisfação, o que torna o ato de mastigar um fator relevante para medir a quantidade adequada de alimentos. Por exemplo, uma alimentação feita às pressas e com distrações pode te levar a consumir mais e com menor trituração. Isto faz com que o processo de digestão se torne mais lento e com aumento de fermentações e gases.
Outro problema de uma má mastigação é a ausência de saliva. Mastigar rapidamente e em grandes quantidades impede a formação proporcional desta secreção, o que também torna sua digestão comprometida. Assim, em busca de compensar a má trituração, o trabalho dos órgãos digestivos acaba sendo mais intenso, o que além de levar a sensação de mal estar, pode dificultar a absorção dos nutrientes pelo organismo, favorecendo o ganho de peso.
Como mastigar corretamente
Parece bobo, mas é preciso se atentar a algumas coisas para desenvolver uma boa mastigação. O primeiro passo é saber apreciar o sabor e a textura dos alimentos, de modo a desenvolver uma mastigação mais lenta. A trituração dos alimentos é fundamental para uma boa digestão, e a duração entre as garfadas deve ser de no mínimo 30 segundos. Por fim, usar toda a dentição e mastigar nos dois lados da boca também é ideal na hora da sua refeição.