Endomorfo, Ectomorfo e mesomorfo: você sabe qual seu biotipo?

Todo mundo tem aquele amigo que por mais que se alimente como se não houvesse amanhã, parece não engordar de maneira alguma. Já outros, mesmo seguindo uma dieta rígida, encontram grande dificuldade em perder peso. Você já se perguntou o porquê disso? Se o seu palpite é genética e metabolismo, você está correto! Mais especificamente, o que nos referimos aqui é o biotipo corporal.

Este termo foi criado pelo cientista estadunidense William Sheldon na década de 40. Dentro de suas pesquisas, Sheldon concluiu que poderíamos dividir o biotipo corporal em três grupos: endomorfo, ectomorfo e mesomorfo. Mas você sabe quais as suas características e em qual você se encaixa? Na matéria de hoje, iremos esclarecer um pouquinho os segredos do biotipo Corporal.

Ectomorfo

Os ectomorfos são caracterizados por uma enorme dificuldade em ganhar peso. São os famosos “magrinhos”, que por algum motivo, simplesmente não engordam. Isto ocorre devido a um metabolismo extremamente rápido que garante ao endomorfo um corpo naturalmente magro. Normalmente, os ectomorfos também possuem pernas e braços compridos. Embora muitos “invejem” este biotipo, é preciso lembrar que a dificuldade em ganhar massa pode levar o endomorfo a ter uma baixa autoestima. Caso você deseje aumentar seu peso, lembre-se de buscar um treino que permita maior descanso. Os ectomorfos possuem maior dificuldade em recuperação muscular, devido a pouca gordura e massa muscular, o que justifica um treino com volume moderado. A suplementação também é ideal para auxiliar no desenvolvimento corporal.

Endomorfo


Se o ectomorfo possui dificuldade em ganhar peso, o endomorfo encontra-se no extremo oposto. Com um metabolismo lento, as pessoas deste biotipo ganham peso com muita facilidade e tem de, literalmente, suar muito para reverter este quadro. No entanto, nada está perdido. A primeira coisa a se atentar é buscar um treino cuja finalidade seja a perda de gordura. A frequência também é muito importante, pois é necessário manter seu metabolismo ativo. Treinar em circuitos, realizar caminhadas e corridas são atividades indispensáveis para o endomorfo. Outra prática que merece uma atenção especial é a dieta. É preciso adequar-se a uma alimentação que envolva apenas o necessário. É um sacrifício a ser feito, mas é vital para conquistar resultados satisfatórios.

Mesomorfo

Como o próprio nome sugere, este biotipo seria uma espécie de “meio-termo” entre os dois extremos. Os mesomorfos possuem facilidade em ganhar massa muscular, o que não significa que os treinos e a dieta devam ser mais flexíveis. Esta maior facilidade deve ser suprida por uma alimentação balanceada, que seja capaz de se adequar ao seu treinamento. Mesomorfos também são naturalmente fortes e os músculos predominam sobre o tecido adiposo. Na hora do treino, opte por exercícios como remo, flexão com barra reta e atividades que trabalham os ombros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *