Nutrição: vegetarianos podem desenvolver hipertrofia?

Pergunte aos alunos de uma academia quais são seus principais objetivos. Muito provavelmente, uma resposta irá se sobressair: a busca por um corpo definido. Também é de conhecimento comum que, além dos treinos, a dieta tem um papel fundamental na conquista do corpo ideal. E é aí que entram os principais mitos e dúvidas sobre praticantes vegetarianos e a musculação. Buscando esclarecer este assunto, a NOS Sports Nutrition separou alguns dos principais conceitos sobre a relação entre vegetarianismo e hipertrofia.

Diferentes tipos de vegetarianos

São várias as motivações que podem levar alguém a suspender o consumo de carne. Desde questões éticas e morais até preferências culinárias, o universo do vegetarianismo é repleto de distintas vertentes. Também é muito comum uma confusão com o veganismo, que é caracterizado por uma exclusão completa de produtos de origem animal, de alimentos a roupas e outros apetrechos.Reconhecer estas diferenciações é importante para traçar uma dieta ideal. Os semi-vegetarianos, por exemplo, costumam consumir pequenas quantidades de carne branca durante a semana, o que aumenta a disponibilidade de alimentos ricos em proteína.

Ausência de proteínas? O equilíbrio é a resposta

O ganho de massa é comumente associado a uma dieta de base protéica, o que permite maior eficiência para a reconstrução muscular, recuperação e pós-treino. No entanto, a jornada para a hipertrofia não está perdida para vegetarianos. O segredo é saber ajustar a sua dieta para alcançar um ponto de equilíbrio entre macro e micronutrientes. Isto pode incluir a suplementação de vitaminas e minerais, além de uma urgente necessidade de cortar, ou ao menos diminuir, o consumo de substâncias que dificultem sua capacidade de recuperação e facilitem o ganho de gordura corporal, como é o caso de açúcares e álcool.

É hora da nutrição

Pelas variações naturais do organismo, é extremamente recomendável consultar um nutricionista antes de começar a sua dieta. Ao excluir as carnes da sua alimentação, o consumo de aminoácidos pode vir a se tornar comprometido, uma vez que proteínas de origem animal fornecem quantidades adequadas de aminoácidos para seu corpo.
Apesar deste diagnóstico, seria errado afirmar que vegetarianos não podem desfrutar de uma boa oferta dos micronutrientes essenciais para a hipertrofia. Em verdade, alguns estudos sugerem que é perfeitamente possível uma dieta vegetariana superar a necessidade de aminoácidos necessários ao corpo humano. A suplementação adequada também atua de maneira ativa numa boa dieta. Novamente, o recomendado é buscar apoio profissional para garantir a melhor alimentação disponível para seu biotipo.

Atletas vegetarianos

Sim, existem problemas em comparar a dieta de um atleta profissional com a maior parte do público, mas a existência de esportistas vegetarianos – e até mesmo veganos – além de motivacional, também sugere a capacidade atlética do corpo humano. Estes são alguns dos mais aclamados atletas que seguem alimentações livres de carne. (aqui, incluiremos imagens dos atletas)

Nate Diaz (atleta de MMA)

 

Serena e Venus Williams ( duas das maiores praticantes de tênis feminino da história)

Dave Scott (recordista de thriatlon)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *