SURF – PERSISTENTE, LUKAS BONI LEVOU A MELHOR NA FINAL CASEIRA

Depois de fazer final em mais duas categorias, caçula da categoria garante vitória entre os locais

Já eram mais de 13h30 de domingo e Lukas Boni entrou na água para a final da categoria Mirim do PNG PRO-AM. Campeão da categoria Iniciante no ano anterior, Lukas vinha surfando muito bem durante toda a competição e ainda tinha a seu favor a vantagem de correr em casa. Mas não contava com a grande performance de Yasser Chiah, e a onda excelente surfada por Ryan Cordeiro. Acabou em terceiro, mas paciência: ainda haviam mais duas finais pela frente.

Aproximadamente uma hora depois, era a vez de voltar à água, mas dessa vez na final da Categoria Junior. Lukas colocou na cabeça que deveria aumentar seus somatórios, e mandou ver! As notas começaram a subir ao nível de que já tinha feito nas fases anteriores, quando havia vencido suas baterias, e registrado o melhor somatório da categoria.

A cada onda surfada, a certeza de ter feito sua parte era nítida na expressão do representante local, que liderou a bateria decisiva na maior parte dos 15 minutos. Mas apesar de toda a competitividade, acabou sendo surpreendido novamente, dessa vez por duas belas ondas surfadas por Bino Alves e o vencedor Ryan Cordeiro. A terceira posição conquistada foi um resultado justo pelo que surfaram seus adversários, mas não representou tudo o que o surfista chegou a fazer durante toda a competição.

Mas ainda havia mais uma chance de subir ao topo do pódio do PNG PRO-AM: a final da categoria Local. O problema em questão é que iria enfrentar os caras mais cascudos do pedaço, os mesmos que surfam ao seu lado no dia-a-dia. Ali, entre eles, Lukas era o caçula, o que poderia complicar ainda mais sua vida. Mas e quem disse que o garoto de Encantadas se intimidaria com os mais experientes? De jeito nenhum! O atleta resolveu mostrar que nem mesmo o cansaço de várias baterias no dia poderia tirar dele a chance de conquistar sua primeira vitória na temporada 2016.

Deu certo! A persistência foi a chave da vitória de Lukas Boni, que conseguiu mais uma vez aumentar seus resultados, registrando a melhor onda da bateria, e deixando os conterrâneos Samuel dos Santos, Ygor Valentim e Brayan Neves para trás. A vitória foi um alívio, depois de tanto esforço realizado naquele fim de semana, mas por outro lado marcou a certeza de que está no caminho certo da evolução de seu surf: cada vez mais agressivo nas competições.

É necessário analisar separadamente cada uma das categorias para entender a situação de Lukas no Circuito Paranaense de Surf. Em sua categoria atual, a Mirim, o atleta corre por fora em uma disputa duríssima contra Fábio Martins, mas já é o 3º lugar no ranking. Ainda assim já conquistou 4 pódios em 6 etapas, sendo que ainda tem mais um ano pela frente para conquistar mais um título, que se continuar deste jeito, provavelmente será um ‘replay’ da disputa de seu título de 2015 contra o amigo Yasser Chiah.

Já na categoria Junior, uma das mais emboladas de todo o Circuito, Lukas pulou para a segunda posição do ranking, estando a pouco mais de 200 pontos para o líder Leonardo Mendes. Mesmo sendo uma categoria acima, é um dos francos candidatos a lutar por um título diferente, o qual seria uma surpresa, já que não estava entre as metas do início de temporada!

Se a categoria Local não é uma categoria “oficial” do Circuito Paranaense de Surf, ela também confirma uma representatividade especial: entre os atletas que disputam o Circuito Estadual, Lukas já é um dos principais nomes do surf da Ilha do Mel na atualidade. Basta considerar as estatísticas: o surfista é o competidor mais constante em semifinais e finais entre todas as categorias disputadas, representando com muita força a paradisíaca Ilha do litoral paranaense.

Já se passou mais de uma semana do PNG PRO-AM, e a Mágica Surf ainda esta cobrindo cada uma das categorias do evento, o que se encerra nesta matéria especial. É sempre importante concluir a cobertura com uma categoria forte e de expressão, e uma vez que na Ilha do Mel se encontram atletas com um potencial absurdamente forte, é uma honra fechar com os Locais. A Mágica Surf, como já vinha fazendo com outros vencedores, precisou fazer uma entrevista com Lukas Boni via Facebook, e o resultado está aqui. Confira o bate-papo com o garoto de Encantadas:

Mágica Surf: Lukas, foram 3 finais nas quais a vitória chegou a passar por suas mãos. Em uma delas tinha que dar certo, não é?

Lukas Boni: Sim! Fiquei muito feliz por ter vencido a Local!

Mágica Surf: O que representa para você, que era o caçula de todos os locais, vencer nesta categoria especial?

Lukas Boni: Pude testar todo meu potencial em meio a surfistas muito mais experientes. Além disso, foi ótimo ter sido campeão no lugar onde aprendi a surfar!

Mágica Surf: Desde que subiu para a categoria Mirim, você ainda não tinha alcançado a vitória, mas ainda está constantemente aparecendo entre os finalistas. Como você analisa sua temporada até o momento?

Lukas Boni: Está sendo uma temporada ótima! Até porque os resultados já estão aparecendo em meu primeiro ano na categoria, mesmo competindo com atletas que já estão a 1 ano e meio na Mirim.

Mágica Surf: De que forma este resultado alcançado na categoria Local pode te ajudar a dar um salto ainda maior na categoria que é sua prioridade?

Lukas Boni: Por ter sido campeão na local, competindo com surfistas que sempre me deram dicas, creio que pude adquirir mais experiência para evoluir meu surf. Acho que isso pode refletir em melhoras na categoria Mirim.

Mágica Surf: Como está sua rotina de treinos visando a sequência da temporada?

Lukas Boni: Minha rotina está sendo dedicada a treinos funcionais semanais, capoeira e muito surf nas praias da Ilha do Mel. Além disso, a cada 2 meses estou fazendo treinos no AprimoreSurf, aproveitando as dicas do Leandro Dora. É bastante corrido, mas estou conseguindo conciliar bem os treinos com meu cronograma de campeonatos no Paraná e Santa Catarina.

Mágica Surf: Para encerrar, uma questão obrigatória para todos os entrevistados da Mágica Surf: quais são as empresas que estão dando suporte à sua carreira?

Lukas Boni: Meus apoiadores são a West Java Surf & Skate Shop; NOS Brasil; Suco Prat’s; Santa Surf Shop; JMZ Pinturas; Cush; Astral da Ilha Pousada; Pousada do Chicão; Pousada Bob Pai e Bob Filho; Pousada e Camping Tubarão; Cavalo Marinho; Mercado Ilha do Mel; AprimoreSurf; Carlos Belegante – Consertos de Pranchas e CEDIP – Centro de Diagnóstico por Imagens.

FONTE: magicasurf.com.br